Armazenamento de imagens de segurança: storages ou nuvem? Qual a melhor?

Armazenamento de imagens de segurança - Foto de Ian Panelo no Pexels

Você provavelmente já sabe da importância de prezar pela segurança da sua casa (ou condomínio) e da sua loja, certo? E, claro, também já deve ter ouvido falar de que são inúmeros os detalhes que influenciam na efetividade dessa segurança. Já falamos aqui sobre tipos de câmeravantagens da vigilância colaborativasegurança preventivasegurança comercial e muito mais. Hoje, vamos focar em um detalhe bem específico: é melhor optar por um sistema que oferece armazenamento de imagens em storage ou em nuvem? Acompanhe e entenda melhor! 

O que são os storages e quais são os seus benefícios?

Semelhante a um servidor ou HD externo, o storage, na nossa linguagem técnica, é basicamente um equipamento que armazena as imagens e gravações das câmeras instaladas em sua casa ou loja. Você já é bem familiarizado com o sistema, já que dispositivos como pen-drives, DVDs, SSDs e HDs também são exemplos de storages.

É importante ressaltar que, apesar da tradução literal de storage (do inglês para o português) ser “armazenamento”, aqui estamos falando especificamente do equipamento, combinado? Reforçamos isso para não haver confusão, uma vez que o armazenamento em nuvem, em algumas situações, pode ser chamado de cloud storage. Para facilitar, neste post vamos nos referir à “storage” como o equipamento físico, e à “nuvem” como o armazenamento de imagens feito em nuvem, propriamente dito. 

Tipos de storages

  • SAN: o equipamento é diretamente conectado a um servidor e funciona praticamente como uma lista de dados. 
  • NAS: é conectado diretamente à rede, e tem a mesma função do que um servidor de arquivos.
  • DAS: o dispositivo é externo e funciona como uma extensão, como é o caso dos HDs físicos ou pen drives. 

Vantagens dos storages

Agora, conheça algumas das vantagens dos storages

  • Disponibilidade alta 
  • Taxa de transferência ágil 
  • Não há complexidade na configuração da rede
  • O armazenamento pode ser expandido 
  • É possível fazer uma cópia de segurança 
  • Armazenamento centralizado
  • Possibilidade de transporte e deslocamento físico com as informações 
  • De acordo com a opção escolhida, é possível que o dispositivo seja bem compacto e carregável. 

O que é o armazenamento em nuvem e quais seus benefícios?

Como o próprio nome sugere, o armazenamento em nuvem é uma tecnologia que permite salvar dados na internet por meio de um servidor on-line – e, diferentemente do storage, não exige um equipamento físico. No caso da plataforma Cidade Mais Segura, por exemplo, utilizamos a gravação, o monitoramento e armazenamento em nuvem. Ou seja, não há nenhum risco de, em um acidente, imprevisto ou falha, os dados se perderem. É a inovação funcionando a favor da segurança de dados. A seguir, veja as principais vantagens de optar por um sistema como esse: 

Vantagens do armazenamento de imagens em nuvem 

  • Como falamos, a segurança é maior, já que as imagens e gravações são hospedadas on-line, sem risco de roubo ou outros imprevistos dessa natureza. 
  • Permite um acompanhamento ao vivo das imagens, bem como um acesso fácil a um histórico por meio de datas e câmeras específicas. No caso da Cidade Mais Segura, por exemplo, você pode criar o seu próprio mosaico e acompanhar, simultaneamente, as câmeras da sua casa e da sua loja, por exemplo.
  • Não há chance de congestionamento: milhares de usuários podem acessar as câmeras ao mesmo tempo. 
  • É possível ter acesso às imagens de qualquer lugar do mundo, a partir de qualquer dispositivo. A forma de fazer isso pode variar, mas no nosso caso oferecemos um login e senha aos usuários que contrataram o sistema. Se você estiver em outro estado em uma viagem a trabalho, por exemplo, pode visualizar as mesmas imagens que os seus filhos que estão em casa. 
  • A chance de qualquer sabotagem é bem menor: quando falamos de um HD físico, é possível que alguém mal intencionado possa, por exemplo, invadir o sistema e roubar informações (ou comprometê-las de alguma forma). 
  • É possível acessar diversas funcionalidades, desde um resumo das últimas 24 horas em 2 minutos até um leitor de placa, que favorece a identificação das placas veiculares, facilitando a identificação de um movimento suspeito. 

E agora, acha que já tem informações suficientes para escolher o sistema ideal que vai garantir a sua segurança? Aproveite para se informar ainda mais: leia sobre segurança preventiva e entenda sua importância. 

Outros posts que pode te ajudar…

Afinal, qual a melhor posição para instalar câmeras de segurança?

Afinal, qual a melhor posição para instalar câmeras de segurança?

Recursos para que nos sintamos cada vez mais seguros – seja em casa, no trabalho ou no condomínio – existem aos montes por aí. Contudo, saber quais são realmente eficazes (e sobretudo adequados) para a realidade de cada um é o maior desafio. E isso, claro, envolve o...

Afinal, o controle de acesso é realmente importante?

Afinal, o controle de acesso é realmente importante?

Entre as várias ferramentas disponíveis no mercado e nos sistemas de segurança que são comercializados atualmente, está o controle de acesso. Mesmo que você não saiba detalhes sobre ele, muito provavelmente já ouviu falar! Hoje, vamos aprofundar neste tema e explicar...

0 comentários