Afinal, qual a melhor posição para instalar câmeras de segurança?

instalar câmeras de segurança

Recursos para que nos sintamos cada vez mais seguros – seja em casa, no trabalho ou no condomínio – existem aos montes por aí. Contudo, saber quais são realmente eficazes (e sobretudo adequados) para a realidade de cada um é o maior desafio. E isso, claro, envolve o conhecimento de “microetapas” do processo que podem fazer a diferença durante a instalação. Nem sempre elas precisam ser 100% dominadas pelo contratante, mas um conhecimento básico por parte do usuário é importante para um acompanhamento e condução satisfatórios, resultando em uma diferença significativa no funcionamento do sistema. Instalar câmeras de segurança e conhecer é um exemplo disso e é sobre isso que vamos falar hoje. Acompanhe! 

Você sabia?

Antes, uma curiosidade: de acordo com uma publicação de julho de 2020 feita pela Agência Brasil, o setor de segurança teve alta de 40% na busca por tecnologia inteligente, e isso se deu majoritariamente em decorrência da pandemia. A busca por portaria remota (lembra do controle de acesso que já falamos?) faz parte dessa estatística. 

6 dicas básicas para instalar câmeras de segurança 

1.   Avalie pontos estratégicos

De nada adianta instalar a melhor câmera disponível no mercado se ela não estiver posicionada corretamente, certo? Portanto, antes de mais nada, é importante avaliar todo o local (e fluxos próximos) para entender onde os equipamentos cumprirão seu papel com excelência. Por exemplo, externamente, o recomendado é posicionar a câmera na direção oposta do sol, para que ele não prejudique a visualização ou mesmo danifique os sensores. Veja também se o ângulo atinge o campo de visão necessário. Veja alguns pontos estratégicos para instalar câmeras de segurança: 

  • Porta da frente 
  • Porta dos fundos (falamos melhor sobre ela no próximo tópico)
  • Janelas do primeiro andar em caso de casa de dois andares ou condomínios 
  • Garagem ou entradas no geral 

2. Cuidado redobrado nos acessos distantes da rua

Um exemplo é a porta dos fundos. Como é mais distante da rua (e consequentemente menos visível), é comum que criminosos estudem essa entrada para que não sejam flagrados. Então, lançar mão de recursos como boa iluminação naquele local e câmeras muito bem posicionadas pode ser um grande aliado da sua segurança e da sua família. 

3. Atenção à iluminação 

Além de checar se a luz do sol pode ou não atrapalhar a visualização das imagens em determinada posição, veja também se os locais são suficientemente iluminados para garantir a visibilidade (leia sobre os tipos de câmeras de segurança aqui). Caso contrário, instale luzes próximas dos equipamentos de segurança.

4. Dificulte o acesso às câmeras

Se instalar câmeras de segurança faz parte do processo que vai garantir a seguraença do local, é óbvio que o ideal é que ninguém consiga alcançá-las, certo? Especialmente pessoas mal intencionadas. Portanto, elas devem ser instaladas em um local bem alto para que ninguém possa quebrá-las ou mesmo mudá-las de posição. A altura ideal é de 3 metros ou mais. Também é essencial se atentar ao ângulo de visão da câmera, escolhendo uma posição que evite pontos cegos – cantos da parede são ótimos locais para permitir um ângulo mais abrangente. 

5. Estude sobre segurança pública e segurança preventiva

Para saber a fundo de um assunto é importante saber sobre vários outros. Com a segurança não é diferente. Portanto, se você quer entender do assunto verdadeiramente, procure livros e materiais on-line sobre a segurança pública e segurança preventiva, pois saber o histórico e conseguir agir de forma antecipada pode fazer uma grande diferença na sua rotina.

6.  Contrate profissionais especializados

Última dica, mas talvez a mais importante. Como falamos lá no início, ter conhecimento básico do processo pode ser providencial para um resultado efetivo, mas contar com o serviço de quem realmente entende do assunto é imprescindível para que tudo saia nos conformes. Os profissionais da Cidade Mais Segura, por exemplo, são altamente capacitados e avaliam minuciosamente cada detalhe durante ao instalar câmeras de segurança (altura, localização, fluxo, iluminação etc.). Portanto, mesmo que você saiba sobre, não hesite em contratar empresas de confiança para garantir a sua segurança e a da sua família, combinado? 

Se ainda tem dúvidas sobre o melhor jeito de instalar câmeras de segurança na sua casa ou empresa, mande agora mesmo uma mensagem pra gente no WhatsApp. Temos a melhor solução pra você e sua família viverem mais tranquilos! 

Outros posts que pode te ajudar…

Afinal, o controle de acesso é realmente importante?

Afinal, o controle de acesso é realmente importante?

Entre as várias ferramentas disponíveis no mercado e nos sistemas de segurança que são comercializados atualmente, está o controle de acesso. Mesmo que você não saiba detalhes sobre ele, muito provavelmente já ouviu falar! Hoje, vamos aprofundar neste tema e explicar...

Dicas de segurança residencial: fim de ano sem riscos

Dicas de segurança residencial: fim de ano sem riscos

O fim do ano está batendo à porta e muitas pessoas se preparam para viajar. Ainda que a sua casa conte com um sistema completo de segurança, é fundamental se atentar para outras práticas que podem favorecer a segurança em períodos como esse. Afinal de contas, é comum...

0 comentários