Quais as características mais importantes em câmeras de segurança?

Contar com um sistema de segurança residencial que garanta tranquilidade e conforto para toda a família tem se tornado cada vez mais imprescindível na casa dos brasileiros. As estatísticas não deixam mentir: o nosso país é considerando o segundo país mais violento da América do Sul, de acordo com a Organização Nacional das Nações Unidas (ONU). Mas como saber, afinal, o que avaliar em câmeras de segurança? Como entender se elas atendem perfeitamente aos seus objetivos? No post de hoje, vamos falar melhor delas. Acompanhe!

5 coisas que você deve observar para escolher uma câmera de segurança

1. Tecnologia de sensor da câmera

Hoje, existem duas tecnologias disponíveis no mercado: a Complementary Metal Oxide Semiconductor (CMOS) e a Charge Coupled Device (CCD). A CMOS costuma gerar ruídos em ambientes que possuem menor luminosidade, enquanto o CCD tem maior sensibilidade – e, portanto, exige menos luz no ambiente, reduzindo os ruídos.

2. Resolução

Por motivos óbvios, quanto maior a resolução, maior a qualidade da imagem. É comum encontrar no mercado opções de 380, 420 e 480 linhas – em câmeras profissionais, existem também aquelas que têm mais de 500.

3. Cor

Antes, vale você saber que nenhuma câmera filma colorido durante a noite ou em ambiente muito pouco iluminados. Há opções em preto e branco, que gera imagens somente nessas cores; coloridas, que garante imagens coloridas durante o dia e a “day/night”, que gera imagens coloridas durante o dia e, à noite, imagens em preto e branco que possuem qualidade até maior do que a colorida.

4. O ambiente em que a câmera será instalada

Provavelmente, as câmeras terão características diferentes de acordo com o seu objetivo. Elas podem variar de acordo com o ambiente, por exemplo – interno ou externo –, bem como de acordo com o objetivo –  filmar um processo industrial ou a movimentação da rua, por exemplo.

5. Forma de registro

As câmeras de segurança disponibilizadas no mercado oferecem tipos diferentes de gravação e registro. Existem aquelas que contam com um software de gravação, por exemplo, que salva 40 dias em um HD. Em outros casos, existem as que têm a conexão via Wi-Fi e, assim, enviam os registros para a nuvem.

Alguns tipos de câmeras disponíveis no mercado

Dome

As câmeras de segurança “dome” podem ser utilizadas em ambientes internos ou externos. Sua vantagem é que a qualidade de imagens coloridas é mais alta do que as convencionais.

Pro Box

Esse tipo se destaca pela alta qualidade de vídeo – e é, normalmente, utilizada em comércios.

Infravermelho

Esse tipo de câmera é normalmente procurado para filmagens noturnas ou para ambientes com muita luz. Isso porque a tecnologia pode iluminar uma área de 15 a 30 metros.

Pan tilt com zoom

O grande diferencial dessa câmera de segurança é a capacidade de se mover para cima e para baixo e, como o próprio nome diz, oferecer a capacidade de zoom. É possível ampliar a imagem para visualizar melhor uma pessoa ou um veículo, por exemplo. Costumam ser utilizadas em megalojas e até em aeroportos.

Ocultas

Os modelos de câmeras ocultos são bastante procurados por motivos óbvios: quando se trata de segurança, o melhor é que a câmera não seja vista. Dessa forma, é possível “esconder” de outras pessoas a presença do equipamento. Por outro lado, elas não costumam vir equipadas com infravermelho, o que pode comprometer a qualidade em períodos noturnos ou lugares com pouca luz.

Qual é o jeito certo de escolher a melhor câmera de segurança para a sua necessidade?

Claro que as pesquisas podem ajudar. Aliás, é importante que você pesquise sobre o assunto para saber o que o vendedor está te oferecendo, ter capacidade de argumentação, saber avaliar preços e tudo mais. Mas, sem a menor dúvida, a melhor forma de definir a câmera ideal para o seu projeto é conversando com um especialista. Ele poderá dizer quais são as melhores opções para o que você precisa e até mesmo indicar se é possível aproveitar as câmeras de segurança que você já tem.

Ah, e lembre-se: não basta escolher a câmera certa e de melhor qualidade caso você não adote um comportamento seguro no seu dia a dia, combinado?

Inclusive, a câmera tradicionalmente é utilizada de forma individual, mas hoje em dia já pode ser compartilhada para proteger coletivamente (um bairro, uma rua ou um centro comercial, por exemplo) e ser mais eficiente para a segurança de todos. Quer saber mais? Conheça a vigilância colaborativa.

Para mais informações sobre câmeras de segurança, fale com quem entende 100% do assunto e é referência no mercado: entre em contato conosco pelo site, e-mail ou telefone.

Outros posts que pode te ajudar…

Afinal, qual a melhor posição para instalar câmeras de segurança?

Recursos para que nos sintamos cada vez mais seguros – seja em casa, no trabalho ou no condomínio – existem aos montes por aí. Contudo, saber quais são realmente eficazes (e sobretudo adequados) para a realidade de cada um é o maior desafio. E isso, claro, envolve o...

Afinal, o controle de acesso é realmente importante?

Entre as várias ferramentas disponíveis no mercado e nos sistemas de segurança que são comercializados atualmente, está o controle de acesso. Mesmo que você não saiba detalhes sobre ele, muito provavelmente já ouviu falar! Hoje, vamos aprofundar neste tema e explicar...

0 comentários